V Encontro de Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental

Semapa 2014

Natal/Brasil, 23 e 24 de novembro de 2017

 O Encontro:

O adiar da concretização de algumas metas da política ambiental brasileira e o efeito conjugado com a crise econômica, mudança climática, crescimento populacional e exploração continuada de recursos naturais colocam-nos perante novos desafios. Desde logo, a resposta aos problemas que caracterizam o estado potiguar, com destaque natural para as restrições no acesso à água e aos serviços de saneamento por parte das comunidades urbanas e rurais. Mas também para a forma como estes temas se repercutem transversalmente sobre uma gama de preocupações e políticas públicas, quer sejam no debate sobre desigualdades sociais, produção agrícola, riscos para a saúde pública e governança, e para a intercepção com os contextos de proximidade, para assim se articularem estratégias e fomentar novas pesquisas, explorando novas oportunidades, designadamente ao abrir a investigação a novos domínios.

Vivemos num momento em que, se nada for feito, a crise ambiental poderá aprofundar velhas assimetrias, ao condicionar o acesso a recursos a comunidades mais fragilizadas e ao dirigir as prioridades apenas para algumas áreas de intervenção em face da escassez dos meios financeiros e humanos disponíveis. Essa possibilidade tem da parte da academia uma responsabilidade acrescida, de análise dos problemas e descodificação de matérias mais técnicas, mas também de ligação entre o saber científico e os saberes locais, reconhecendo que complexidade cada vez maior dos problemas exige nova busca por soluções e maior envolvimento dos atores locais, quer sejam os municípios quer sejam os representantes da sociedade civil.

Faz-se fundamental importância um debate sobre a política e a sua concretização e monitoramento, não só para o resgate da situação atual, de crise e insustentabilidade que se instaura em pleno crescimento, como também para discutir a real viabilidade dos novos conceitos norteadores dessa política.

Portanto, para a reflexão dessas e outras questões, propomos a realização do V Encontros de Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental e convidamos a comunidade acadêmica e sociedade em geral para participar e debater as questões da sustentabilidade ambiental de maneira interdisciplinar, que no seu quinto encontro tem como pano de fundo o debate sobre sustentabilidade e mudanças climáticas no Brasil e no Rio Grande do Norte.

O V SEMAPA faz parte das ações desenvolvidas pelos coordenadores do encontro, mestrandos e graduandos que formam o grupo de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento, localizado no Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, a realização do V SEMAPA visa consolidar as ações de pesquisa e extensão do grupo iniciadas nos encontros I, II, III e IV realizados nos anos de 2013 a 2016.

Assim como nos anos anteriores, este quinto encontro possui como objetivo geral fomentar o debate sobre questões relativas a Meio Ambiente e Sociedade no Rio Grande do Norte. Como objetivos específicos, espera-se: a) reunir pesquisadores de formação multidisciplinar interessados com a questão social e ambiental; b) proporcionar o espaço para apresentação de pesquisas sobre temas relacionadas a socioeconomia e política ambiental no âmbito das ciências sociais, humanas e naturais; c) contribuir para a ampliação das discussões sobre temáticas socioeconômicas e ambientais já realizadas na UFRN; d) viabilizar para a sociedade potiguar as discussões de ponta sobre meio ambiente e sociedade; e) consolidar as ações de pesquisa e extensão do grupo Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento.

A partir da realização do V SEMAPA espera-se fortalecer e ampliar o debate sobre as questões socioambientais nas instituições promotoras do encontro. O evento pode significar uma oportunidade para fortalecer e “incorporar às práticas acadêmicas e às ações administrativas o princípio de sustentabilidade: ambientalmente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito”. O V SEMAPA propõe-se, ainda a ser um canal de reflexão entre a sociedade potiguar e a Universidade no que tange a questões ambientais contemporâneas.

O produto da Mesa Redonda, Conferências, banners e comunicações serão organizados em Anais eletrônicos, podendo ser através do site, com link já reservado pela Biblioteca Nacional e ISSN 2447-6692 http://semapa.ufrn.br/site_semapa/index.html

Conforme já realizado nas edições anteriores, a memória áudio visual do evento será disponibilizada no canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UClo9Xu-zhfK2XQlfoWCdbnQ .